Transtornos Mentais

Sintomas de Transtornos Mentais

Alexandre Carvalho
Escrito por Alexandre Carvalho
Sintomas de Transtornos Mentais

Sintomas de transtornos mentais são problemas psíquicos que interferem na vida de uma pessoa.

Estes sintomas de transtornos mentais podem ser divididos em transtornos psicológicos e transtornos comportamentais.

Eles podem causar emoções e comportamentos anormais na vida cotidiana, interferindo não somente na própria vida, mas também nas relações de outras pessoas.

Todos nós enfrentamos desafios e pressão em algum momento da vida, mas aqueles com transtornos mentais enfrentam um desafio mais árduo na sua vida diária.

Neste artigo, vamos explorar os sintomas de transtornos mentais e comportamentais e como esses problemas afetam o psicológico.

O Que são Sintomas de Transtornos Mentais?

Sintomas de Transtornos mentais são distúrbios no funcionamento da mente, que geralmente envolvem sintomas de estresse, angústia, raiva, medo, ansiedade, depressão, despersonalização ou desrealização.

Estes distúrbios são muito sérios e podem ser profundos e duradouros, o que significa que eles interferem na capacidade de interagir com as outras pessoas e, consequentemente, a qualidade de vida.

Estes sintomas de transtornos mentais podem afetar o comportamento, as atitudes, os níveis de habilidade, a motivação, as emoções, a maneira como as pessoas pensam e se sentem, dificultando a sua vida social, profissional e relacionamentos.

Os transtornos mentais são mais frequentemente causados por fatores genéticos, ambientais e experiências de vida.

Quais são os Tipos de Transtornos Mentais?

Existem vários tipos de transtornos mentais, incluindo transtornos de ansiedade, transtornos de humor, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, transtornos psicóticos e transtornos por uso de substâncias.

Alguns destes transtornos são comumente tratados com medicamentos, terapia e mudanças de estilo de vida, enquanto outros podem exigir hospitalização e mais ajuda.

Estes são classificados em subtipos, que estão listados abaixo.

Transtornos de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade são caracterizados por sintomas intensos e incapacitantes de medo ou preocupação.

Estes transtornos podem ser divididos em três grupos: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Os sintomas de transtornos mentais incluem preocupação extremamente intensa, sentimentos de desespero e incapacidade de controlar o medo ou a ansiedade.

Transtornos de Humor

Os transtornos de humor são distúrbios que envolvem um humor anormalmente elevado (maníaco) ou baixo (depressivo).

Os sintomas dos transtornos de humor incluem mudanças de humor frequentes, humor ansioso e humores extremos.

Estes transtornos também podem causar problemas físicos, como dor física e alterações na alimentação.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares são distúrbios que afetam a quantidade e qualidade da alimentação e podem causar problemas significativos na saúde.

Os transtornos alimentares mais comuns são a anorexia e a bulimia, que são caracterizadas por comportamentos disfuncionais na alimentação.

Transtornos de Personalidade

Os transtornos de personalidade são caracterizados por padrões inflexíveis de pensamento, sentimento e comportamento.

Estes transtornos afetam o modo como o indivíduo se percebe e interage com o seu ambiente.

Os transtornos de personalidade mais comuns são o transtorno de personalidade anti-social (TAPAS), o transtorno de personalidade borderline (TBP) e o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo.

Transtornos Psicóticos

Os transtornos psicóticos são distúrbios que afetam a memória, o pensamento, a percepção, a comunicação e o comportamento.

Estes transtornos podem causar alucinações (ouvir e ver coisas que não existem) e delírios (ideias falsas e irracionais).

Os transtornos psicóticos incluem esquizofrenia e transtorno bipolar.

Transtornos de Estresse Relacionados a Experiências Traumáticas

Estes incluem transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno de estresse agudo (TSA) e transtorno do estresse crônico (TEC).

Transtornos por Uso de Substâncias

Os transtornos por uso de substâncias são distúrbios que resultam do uso de drogas ou álcool.

Estas drogas podem afetar o sistema nervoso central e alterar a mente e o comportamento do usuário. Estes transtornos incluem alcoolismo e dependência de drogas.

Sintomas de Transtornos Mentais

Os sintomas de transtornos mentais podem variar de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas incluem angústia, estresse, raiva, medo, ansiedade, sensação de despersonalização, desrealização, alterações nos hábitos alimentares, dificuldade para dormir, mudanças no comportamento, isolamento social, mudanças de temperamento, descontrole emocional, pensamentos negativos e/ou obsessivos, alucinações, desesperança, baixa autoestima e perda de interesse em atividades anteriormente divertidas.

Sintomas de Transtornos Mentais

Como Surge um Transtorno Mental?

As principais causas dos transtornos mentais são desconhecidas. No entanto, acredita-se que fatores biológicos, químicos, genéticos, ambientais e psicológicos desempenham um papel importante na aparência dos transtornos mentais.

O termo “transtorno mental” pode ser usado para descrever uma ampla variedade de manifestações de doenças mentais.

Sintomas de transtornos mentais não são problemas temporários ou passivos – eles interferem significativamente na vida das pessoas.

Como já antes mencionado, existem inúmeras possíveis causas para os transtornos mentais, incluindo fatores genéticos, infância, traumas, doenças, stress, uso abusivo de substâncias e muito mais.

Desenvolvimento de um Transtorno Mental

Causas Genéticas

Uma das causas mais comuns dos transtornos mentais são as predisposições genéticas.

Se os pais ou membros da família de primeiro grau de alguém tiverem transtornos mentais, a pessoa corre maior risco de desenvolvê-los também.

A genética é apenas uma parte da equação, mas ela pode desempenhar um papel significante na predisposição a certos transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo.

Traumas e Estresse

O trauma e o stress podem desempenhar um papel significativo na manifestação de transtornos mentais.

Os traumas são eventos que provocam sentimentos intensos de ansiedade, medo ou dor que se tornam difíceis de aliviar ou suportar.

Ataques de pânico, estresse agudo ou transtorno de estresse pós-traumático são transtornos mentais que podem resultar de traumas e que afetam diretamente uma pessoa.

O estresse crônico também pode ser uma causa subjacente de depressão e outros transtornos mentais.

Doenças Físicas

Algumas doenças físicas, como o diabetes, doença de Alzheimer, encefalopatias, hipotiroidismo, também podem estar associadas a um transtorno mental.

Uma das maiores preocupações relacionadas à saúde mental é a depressão psicótica, que é o resultado de problemas físicos que afetam o cérebro.

Outras doenças físicas que estão associadas aos sintomas de transtornos mentais incluem doenças autoimunes, doenças cardíacas, doenças genéticas e deficiências metabólicas.

Uso Abusivo de Substâncias

O abuso de drogas ilícitas e o uso de álcool e outras substâncias podem também levar a transtornos mentais.

O uso e abuso de drogas como a maconha, cocaína, opióides e outras podem desencadear transtornos de ansiedade, depressão e transtorno do uso de drogas.

O abuso do álcool também pode levar ao transtorno bipolar, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e outros.

Falta de Apoio Social

Sem um apoio social adequado, as pessoas podem sentir-se sozinhas e isoladas. Isso pode levar à depressão e à deterioração da saúde mental, já que as pessoas precisam de conexões para sentirem-se estimuladas e apoiadas.

Ao sentir-se isoladas, as pessoas ficam vulneráveis a transtornos mentais, como transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade social, transtorno alimentar e transtorno de personalidade.

Como os Sintomas de Transtornos Mentais Afetam o Psicológico?

Sintomas de transtornos mentais são condições crônicas que causam profundos efeitos emocionais e físicos. Estes transtornos incluem sintomas como depressão, ansiedade, fadiga, pensamentos obsessivos, mudanças de humor e incapacidade de relaxar.

Estes sintomas podem ser muito desafiadores e podem levar a problemas de saúde mental e física como estresse, insônia e problemas cardíacos.

Tratamentos Disponíveis

Existem muitos tratamentos disponíveis para transtornos mentais, tais como terapia comportamental cognitiva (TCC), terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicoterapia, terapia de grupo, hipnoterapia, yoga, meditação, acupuntura, massagem, biofeedback e medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, entre outros.

Sintomas de Transtornos Mentais

Quais Sintomas de Transtornos Mentais Dão Direito a Aposentadoria?

Transtornos mentais são muito comuns e impactam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Os sintomas de transtornos mentais são considerados doenças mentais e, como tal, podem comprometer as atividades diárias de uma pessoa. Por conta disso, é possível ter direito a aposentadoria por meio desses transtornos, desde que se tenha um diagnóstico formal de um profissional. 

Transtornos mentais que dão direito a aposentadoria

Existem alguns transtornos mentais que podem dar direito a aposentadoria, desde que o paciente esteja devidamente diagnosticado e tenha aprovação de um profissional da saúde qualificado.

Os principais transtornos mentais são os seguintes:

  • Transtorno Bipolar
    O transtorno bipolar é um distúrbio emocional grave que causa oscilações extremas de humor entre períodos de mania e depressão. A pessoa com transtorno bipolar pode passar por períodos de energia e empolgação em excesso, alternando com períodos de depressão profunda e tristeza. Se devidamente diagnosticado, o transtorno bipolar pode dar direito a aposentadoria.
  • Transtorno de Ansiedade
    O transtorno de ansiedade é um distúrbio mental que causa medo excessivo, preocupação e ansiedade. Ele pode interferir nas atividades diárias e impede a pessoa de realizar tarefas comuns, por isso pode também gerar direito a aposentadoria.
  • Transtorno do Pânico
    O transtorno do pânico também pode dar direito a aposentadoria, desde que seja devidamente diagnosticado. Ele causa ataques súbitos de medo e pânico, acompanhados de sintomas físicos como taquicardia, sudorese e tremores.
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático
    O transtorno de estresse pós-traumático é uma condição mental caracterizada por um nível de ansiedade muito alto, medo intenso e flashbacks constantes depois de um evento traumático. Se devidamente diagnosticado, também pode dar direito a aposentadoria.
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo
    O transtorno obsessivo-compulsivo também pode dar direito a aposentadoria, desde que seja devidamente diagnosticado. Ele causa pensamentos e comportamentos repetitivos, como limpeza excessiva ou planejamento obsessivo, que podem levar à incapacidade de realização de tarefas diárias.

Como Obter Aposentadoria por Transtornos Mentais

Para obter a aposentadoria por transtorno mental, é importante que você possua o diagnóstico oficial de um profissional qualificado, como um psiquiatra.

Você também precisa provar que o transtorno está impedindo que você realize as tarefas do seu trabalho.

Você pode solicitar seu pedido de aposentadoria usando o formulário adequado e incluindo o seu histórico de tratamento e documentação, como o seu relatório médico.

Considerações Finais

Embora os sintomas de transtornos mentais possam ser perturbadores e desafiadores, existem recursos disponíveis para ajudar a lidar com esses transtornos e seus sintomas.

O transtorno mental pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, incluindo predisposições genéticas, traumas, fatores de stress, uso abusivo de substâncias, doenças físicas e falta de apoio social.

Portanto, é importante para aqueles que estão enfrentando problemas de saúde mental buscarem tratamento adequado para que possam viver de forma saudável e feliz.

Fazer terapia, usar medicamentos prescritos por um médico e aprender técnicas de autocuidado, como relaxamento e respiração profunda, são todos os métodos úteis para ajudar a lidar com esses transtornos.

Depois de entender os tipos de transtornos mentais, os sintomas e os impactos na saúde, você está melhor equipado para encontrar o tratamento certo para ajudar a lidar com esses transtornos. 

Se você ou alguém que você ama está enfrentando problemas de saúde mental, não hesite em buscar ajuda dos profissionais da área.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia mais:

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *